Bom Saber: As Vantagens e Desvantagens do Curso Design de Moda.


Tumblr_mjrh4rqvuq1r2xe9jo1_400_large
Imagem: Reprodução




Estou no cursando o ultimo ano da faculdade de Design de Moda e agora próximo a conclusão, consigo visualizar melhor os pontos positivos e os negativos que acontecem no decorrer do curso. 

O que realmente acontece em design de moda e o que as pessoas "imaginam" sobre o que é ser design, são fatores decisivos para quem pretende seguir por este mercado.

Antes de mais nada é bom se informar sobre a grade curricular do curso. Porém a parte de Design vai focar sempre em criação, desenvolvimento de coleções, e tudo que envolve estes procedimentos como: Modelar, desenhar, fazer fichas técnicas em programas específicos no computador, conhecer a parte têxtil, entre outros. Dependendo da faculdade a grade pode trazer algumas disciplinas diferentes, porém estas são regras em qualquer universidade. 

Para quem não conhece absolutamente nada sobre moda em termos de conceito e desenvolvimento, a faculdade oferece uma boa base, e a partir daí cada individuo vai descobrindo realmente se gosta de moda como um todo. Muitos desistem por pensar que o ideal para cursar é apenas gostar de comprar roupas, ou estar por dentro das tendências. Na faculdade aprende-se que este glamour todo é parte de um imaginário que não existe.  Os trabalhos são intensos e extensos. Além da parte teórica, a pratica também é desenvolvida na faculdade. O curso é interessante para conhecer o contexto de moda em si, e sua criação.
Large
Imagem: Reprodução

Visando por outro lado, a faculdade não detalha muito sobre algumas áreas especificas de moda. Em geral é abordado alguns conceitos no curso. Por tanto se você se interessa por determinadas áreas é melhor procurar a parte, e não entrar na faculdade na esperança de estudar algo que pode  nem estar na grade do curso. Vários cursos livres por vezes podem complementar bem mais do que alguns anos na faculdade. A vantagem é estudar algo diretamente voltado para a área desejada, de forma mais pratica para entrar no mercado de trabalho, já que na faculdade nem tudo será tão aprofundado, detalhado e explicado. Tem inúmeras escolas que oferecem cursos livres voltados para Moda.

Dá para concluir, que tem várias opções para se formar em moda.  Eu optei pelos  dois que citei acima. Estou concluindo a faculdade depois de ter feito cursos livres nas áreas que quero atuar. Acho válido  tanto uma formação superior quanto cursos específicos. Enriquece muito o currículo!

Comentários

  1. Acho que vou fazer um curso livre em moda. Adorei saber mais sobre Design em Moda.
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post, estou em meio a um conflito interno entre jornalismo e designer de moda, quero tentar fazer as duas ao mesmo tempo
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Adorei saber um pouco mas sobre Design de moda, pois sonho em fazer. Mas estou em dúvida com veterinária, pois também gosto muito. Tem ainda bastante tempo para eu decidir isso, emfim. Gostei da postagem ^^

    Beijoos

    ResponderExcluir
  4. Olá, Eu acompanho seu blog a tanto tempo que até me essustei quando você falou que já está formando.
    Eu estou entrando no 3º período de Design de moda e posso dizer que tudo que você falou ai em cima é a mais pura verdade, não é fácil, mas quem ama de verdade vai até o fim.
    fashionbasica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Esse post ficou ótimo.... vai ajudar quem ainda não se decidiu.
    Beijo
    Boa quinta

    ResponderExcluir
  6. Oi! Adorei o post! Muita gente acabe se enganando ao entrar na faculdade achando que é uma coisa e na realidade não é né.
    Beijos

    calmatoquasepronta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. nen tudo é glemour mais pra quem gosta , eu vou cursar publicidade

    http://www.biaricaldy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Já até pensei em fazer faculdade de moda mas acho q não é minha area mesmo gostando e entendendo um pouko sobre moda, mas minha area mesmo e publicidade! kk'

    bjox karinhoso kaah'
    •Uma Pequena Inspiradora

    ResponderExcluir
  9. Eu fiz curso e faculdade!!! AMO

    Bjs ♥
    http://www.vintagefashion.com.br

    ResponderExcluir
  10. Adoorei o post , e seu cantinho é muito lindo!
    beijoos

    http://garotinhaglitter.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Seus posts sempre criativos e informativos, acredito que esclareceu muita gente ;)
    Bjokas milll!!!

    ResponderExcluir
  12. Eu ia fazer faculdade de moda, mas optei por fazer publicidade :) E estou adorando meu curso, acho que está sendo bem bacana. Adorei o post!

    http://colorful-mushrooms.blogspot.com.br/

    Kisses ;*

    ResponderExcluir
  13. aai ainda sim um dia eu quero fazer, na verdade o que mais quero é aprender a fazer as minhas roupas, identificar os tecidos e etc *-*

    Beeeeijoos, ótima quinta-feiraa :D
    Vou te contar makeup

    ResponderExcluir
  14. Adorei o post. Muito legal conhecer um pouquinho da profissão.
    Bjo
    Line
    http://www.viciodemenina.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Yasmim gostei muito de conhecer mais da faculdade de moda, as vantagens e desvantagens, não cursaria, pois não é bem a minha praia, gosto de só usufruir dela, kkk, beijinhos amiga

    ResponderExcluir
  16. Estou querendo fazer um curso e fico com muitas duvidas, amei saber um pouco mais.....
    Beijos
    http://segredosdacahlima.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Muito interessante, sério! Adorei!

    Beijoos, Ana Carolina.
    http://simplesglamour.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Super interessante o teu post, porque assim as pessoas podem conhecer um pouco da área né e quem sabe não cursar?!

    modasdacarol.com

    ResponderExcluir
  19. Oi lindona !!!
    Tudo que eu estava querendo saber, adorei a postagem.
    Aguardo sua visitinha no meu blog tá, vai ser muito bom ver por lá.
    Meu Blog: ➥ Plantão da Beleza
    Minha Lojinha ➥ Lojinha Blog Chic
    BeijosssssssssSimara Pink ♥♡♥♡♥♡♥♡♥♡♥♡

    ResponderExcluir
  20. Huum, esse curso é ótimo, mas faço área da saúde então foi muito bom entender mais :)

    ResponderExcluir
  21. Muito interessante. Nunca pensei em fazer o curso, mas ficar sabendo um pouco melhor sobre, é ótimo. Beijão <3

    www.detalhesamor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. muito interessante o post! Eu já me decidi,eu quero realmente fazer moda na faculdade,mas estou em duvida entre moda negocios ou design de moda,ou as duas haha

    beijo ;*

    meuqueridodiariofashion.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. adorei este post flor! Fiz uma semana de moda e desisti, Não era o que eu queria e não queria viajar todos os dias para fazer o curso! Hoje em dia não me arrependo, mas faria moda se tivesse perto de casa e nao fosse caro hoje em dia sim :)

    Muito obrigada por comentar no meu blog! :D
    Sempre que atualizar me mande um recado no meu blog, que virei aqui comentar! Fica mais fácil para eu não esquecer e sempre estar aqui mantendo contato! ;)

    Beeeijooos, @re_becah

    blogdareh.com.br

    youtube.com/blogdareh

    facebook.com/blogdareh

    ResponderExcluir
  24. eu particularmente adoro, mais é sempre bom sabermos mais um pouquinho...

    http://girl-ofstyle.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Muito boa sua dica, vai ajudar bastante gente que quer atuar nesta área.

    http://senhoritapriscila.blogspot.com
    Curti a fan page? (www)
    @priscilafrr,
    beijo.

    ResponderExcluir
  26. Estou na primeira fase e apaixonada cada vez mais pela "moda", ainda não decidi o que eu quero, mas adoro criação, desenho e história da moda. *-* Quero ir até o fim e depois fazer pós graduação e tudo que for necessário pra ter um currículo rico e cheio de conhecimentos. Adorei a postagem, arrazou!

    ResponderExcluir
  27. sempre fui curiosa com design de moda mas acabei optando pelo gráfico mesmo! hahahaha
    beijos!

    ResponderExcluir
  28. Sempre fui e ainda sou louca pra fazer moda, mas no sentido de entender sobre criação de roupas mesmo, acho um máximo! E adorei o post, uma ajuda e incentivo pra quem quer seguir essa carreira e não sabe onde começar ou no que investir anos de estudo né? Incrível mesmo!

    Beijossss, mabeato.blogspot.com ♥

    ResponderExcluir
  29. Vou dar mais uma estudada... sei que o mercado da moda no Brasil é difícil você tem que se sobressair de alguma forma criar sua marca sua assinatura. Amo moda, não pelo lado do glamour e sim por que eu vou poder expor o que sinto. Ja trabelhei com estampas pintadas a mão e eu conseguia transpor de alguma forma minhas idéias.

    ResponderExcluir
  30. Vou dar mais uma estudada... sei que o mercado da moda no Brasil é difícil você tem que se sobressair de alguma forma criar sua marca sua assinatura. Amo moda, não pelo lado do glamour e sim por que eu vou poder expor o que sinto. Ja trabelhei com estampas pintadas a mão e eu conseguia transpor de alguma forma minhas idéias.

    ResponderExcluir
  31. Vou dar mais uma estudada... sei que o mercado da moda no Brasil é difícil você tem que se sobressair de alguma forma criar sua marca sua assinatura. Amo moda, não pelo lado do glamour e sim por que eu vou poder expor o que sinto. Ja trabelhei com estampas pintadas a mão e eu conseguia transpor de alguma forma minhas idéias.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas