Tricô e Crochê, para definir suas diferenças!

Já faz um tempinho que venho me apaixonando e tendo um olhar mais amplo por peças artesanais.

A uns 4, 5 anos atrás, minha percepção era que este tipo de peça era moda pra velhinhos. Uma visão bem primitiva de minha parte confesso. Muitos idosos até optam muito por peças em tricô ou crochê pelo conforto que ambas trazem. O que é ótimo, sorte a deles por fazerem a escolha correta e de muito bom gosto. Sou apaixonada pelos casaquinhos que minha avó usa. É a realidade de várias misturas de vintage+fofo+delicado+euqueropramim! <3

Sempre que tenho me deparado com blusas e casacos de tricô ou crochê, não penso duas vezes e levo logo pra casa. E deixando a cobiça pelo guarda roupa de avós alheio, eu queria descobrir qual é a diferença entre o trico e o crochê. Sei quando a peça é artesanal, mais para decifrar quando é um dos dois complica a situação. A verdade é que curiosa que sou, acabei descobrindo que a diferente esta em um detalhe:

























Crochê: artesanato feito com uma agulha especial que possui um gancho e que produz um trançado semelhante ao da malha ou da renda. Os trabalhos podem ser realizados com qualquer tipo de fio ou material. Tudo depende da peça a ser executada: uma toalha delicada ou uma colcha, um casaco ou um tapete resistente.  

Tricô:  técnica feita com duas agulhas para entrelaçar o fio de lã de forma organizada,  criando-se assim um  tecido com textura e elasticidade marcantes. O trabalho geralmente é manual mas pode também ser feito através de máquinas próprias, o que também resulta num tecido muito semelhante à malha manualmente tecida.  


A diferença: entre as técnicas, o tricô é feito com duas agulhas e é mais usado para peças de lã. Já o crochê é feito com uma agulha só e é mais usado para peças de linha, mais delicadas. 

Fonte:  http://assimeugosto.com/2010/05/25/trico-e-croche-na-decoracao/

Comentários

  1. No meu caso acho fácil definir qual é um e qual é outro, porque faço tanto tricô, quanto crochê, então fica fácil... rsrs... ;)
    Adorei o post.
    Beijos

    www.frescurasdemulherzinha.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho ambos lindos, porém é difícil de se usar aqui, no Brasil, porque faz tanto calor!

      Beijos,
      http://paraisodemenina.com/

      Excluir
  2. Linda linda...ficou show sim..
    besossss

    www.cosasde-ladydiva.com

    ResponderExcluir
  3. Essas peças são lindas né, deixam o look lindoo!
    Blog | Facebook | Twitter
    Beeijos (:

    ResponderExcluir
  4. Eu fui na Zara de Floripa e la tinha uma peca de croche azul LINDA era 59 reais e eu só tinha 55 imagina uma pessoa querendo se jogar da sacadinha do shopping kkkkkkkkkkkk


    http://simplesmenteassimj.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu adoroooo, ficam lindas demaiss!!

    xx
    Tali
    nuasecruasblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  6. Eu acho super bonito esses tipos de peças, parece bem quentinho e super meigo ^^
    fashion em cores -.com

    ResponderExcluir
  7. Adoro essas peças ... Acho chic!!!
    Arrasou nas inspirações!!!

    Bjs ♥
    http://www.vintagefashion.com.br

    ResponderExcluir
  8. Vendo essas imagens, me deu uma saudade
    de sentir aquele frio do sul..kkk
    Adorei o post...bjs linda.

    www.esmaltesdadeiia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Interessante, sempre tive curiosidade em saber as diferenças.
    Beijos,

    Luísa • Lui Pimenta

    Facebook - Twitter

    ResponderExcluir
  10. as duas técnicas ficam lindas, eu adoro *-*
    beijinhos
    paulabaltazar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Eu prefiro as peças de tricô, mas eu aprendi a fazer crochê, acho muito vó! hahaha

    Making Style

    ResponderExcluir
  12. Não sabia a diferença. Agora ficou mais claro. Acho muito bonitas peças assim!

    naoseavexe.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. ótimo post Iasmim rs...
    http://www.niniisblogmoda.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Legal a diferença... Gosto mais do crochê. Peças de lã me dão alergia normalmente. Bjo

    ResponderExcluir
  15. Oii,

    Estou de volta! =)
    Nossa, eu adoooooro, acho otimo um look bonito, confortavel e quentinho e pra mim ñ tem igual como o crochê e lã...
    Aproveita e passa lá pra tomar um chazinho!! Bjoks

    TREND COLOR 2013 - Verde Esmeralda
    http://chadeglamour.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. estou interessada na armaçao do seu brechó, te mandei um email.

    VISITE
    Blog: www.umanoitemparis.blogspot.com
    Brechó: www.umanoiteemparisbrecho.com.br
    Brechó Fanpage: www.facebook.com/UmaNoiteEmParisBrecho

    ResponderExcluir
  17. Nossa que interessante, nunca tinha parado pra pensar que há uma diferença. Gostei do post.

    Beijos, Vi
    www.leonapoet.com

    ResponderExcluir
  18. nossa, quanto tempo não passava por aqui yasmim... voce não se lembra de mim, ultima vez que eu passei aqui foi em 2011! ;/

    mas enfim, amo por demais peças artesanais, gostaria de ter uma mas nao tenho... ;/ :)

    passa lá no blog, adorarei sua visita!!!!
    beijoss!!!

    www.nerdicesdeluxo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Adoro tanto crochê quanto tricot, dá para criar looks incríveis!
    Beijos
    Julia
    www.trends-and-candies.com

    ResponderExcluir
  20. Sou apaixonada nessas peças artesanais, especialmente as de CROCHÊ!

    http://www.maisestilosa.com

    ResponderExcluir
  21. Também gosto muito de peças artesanais :)

    beijinhos ;*

    http://noostillo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Os dois deixam o look fofo, e acho legais.
    www.fashionistaapaixonada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Tabém adooooro!
    E no frio é imprescindível né!
    Beijos!!

    http://blogfashion4fun.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. acho tão lindo tricot.. mas onde moro quase não dá pra usar.. mtooooo quente!

    bjo bjo
    Coisas de Gi

    ResponderExcluir
  25. Minha mãe fazia crochê pra vender, mas ela parou. :/
    Uma pena, porque amo essas peças.

    ResponderExcluir
  26. Tenho algumas peças de tricô e croche, mas não sou de usar muito.
    One Esmalte
    Beijos ;*

    ResponderExcluir
  27. Tenho um casaquinho de croche que minha própria vó fez enquanto era viva, na verdade era dela e logo após o falecimento dela eu quis ficar com algo que lembrasse dela sempre, peguei esse casaquinho pra mim e eu me sinto muito confortável usando ele, rs.

    Beijos, Kawanny Arruda.

    ResponderExcluir
  28. minha mãe sabe fazer os dois, adooro tricô com linha fina!
    beijos!

    ResponderExcluir
  29. Acho os dois super lindos, adoro os.
    Beijos *-*

    Itgirlsiempre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  30. Acho lindo! Quando eu era criança minha avó e minha tia tricotavam pra mim, mas hoje em da pela correria e praticidade acabo comprando prontas direto na loja. Mas esse seu post meu saudade dos meus casacos e cachecóis artesanais, feitos com carinho.

    Beijo!
    Coisas Fúteis

    ResponderExcluir
  31. Adoro! Tem cada modelo bem bacana!

    Beijinhos!!!!

    www.estilodalola.blogspot.com

    ResponderExcluir
  32. Também ja tive essa imagem de ser peças para idosos, mas minha irmã tem umas blusas bem antigas de tricô e hoje eu tenho usado bastante.. duram demais rsrs

    bjao
    www.mamaequeroserfashion.com

    ResponderExcluir
  33. Eu também confundia, haha. Eu curto mais tricô, acho que esquenta mais (tô errada?) rs;

    Beijinhos =)
    www.deliriosdegarota.com

    ResponderExcluir
  34. Amei saber a diferencia por que até então , eu confundia :P

    Beijos'
    mundodasgarotasforever.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  35. Muito bom saber dessas diferenças que afinal faz toda diferença =)


    Bom final de semana!!

    Beijos
    Sophia Oliveira

    http://sophiaoliveirad.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  36. Olá.
    Adorei seu blog, gostei de tudo que vi por aqui.
    Voltarei mais vezes.
    Até mais

    ResponderExcluir
  37. Eu amo seus posts, "Yasminie". Peças artesanais são muito queridas por mim, depois de mudar meu conceito de q não são moda para velhinhos. HAhaha. Preconceito de minha parte também. beijo
    http://radarmexeriqueiro.blogspot.com.br/2013/01/sorteio-petit-galerie.html

    ResponderExcluir
  38. oi querida,
    muito legal o post. Adoro blusinhas de tricot, principalmente pretas e brancas.
    boa semana
    ;*

    dudsparrow.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  39. eu acho liindo *-* eu tinha um casacão de trico mas acabei dando ele aqui não faz frio pra isso, eu suava em bicas dentro dele.

    Beeeeijos, ótimo início de semana :D
    http://voutecontarmakeup.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  40. Ótimas dicas... Apesar de pra mim não ser difícil distinguir, já que cresci vendo minha tia fazer ambos, para algumas meninas com certeza ajudou muito! ;)

    Beijo

    www.passandomake.com

    ResponderExcluir
  41. Curto muito, são peças carregadas de estilo ! beijos

    http://deliriosdeumcloset.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  42. Antes era confundido msm mas agora todos curtem, ate nas roupas infantis tem cada peca mais linda que a outra. faz uma visita se gostar e quiser seguir me deixa saber que sigo de volta. Bjus

    ResponderExcluir
  43. Acho lindas ambas as peças *-*

    Bjinhos ;*
    Pâm

    ResponderExcluir
  44. Ameii o post!!
    Adoro trico!


    Bjosss =*
    www.blogobabado.com

    ResponderExcluir
  45. As peças de lã que na maior parte é feita em crochê não tem como usar no verão, mas as peças de linha feitas em crochê são fresquinhas pra ser usadas no verão. Minha filha tem várias peças e adora.

    ResponderExcluir
  46. Acho muito interessante esse tipo de artigo, ajuda várias pessoas que ainda não conseguem diferenciar, parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se a pessoa não sabe diferenciar vizualizando continuará sem saber. Tem explicação que faltou. Como visualizr e saber o que é crochê. Sd a pessoa nunca fez e mesmk algumas q já fazem olharem p peça... Tricô são tais pontos e temos que postar fotos c detalhes e crochê tmbm. Aqui foi mais definição. 👄

      Excluir
  47. Love you sweet smile baby girl. Keep on posting.

    ResponderExcluir
  48. Fashion quotes provide us with a different perspective, new styles, we love your new fashion styles. If you want to write for us home.. Than visit my website Write for us Fashion

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas